Aprenda a Desenhar em Vetor e em Pixel e sua Diferenças

No vídeo abaixo entenda as diferenças de como desenhar em um programa vetorial e um programa a base de pixel, você precisa dessa informação para fazer a melhor escolha para cada projeto ou para escolher seu programa de preferência.


Arte Vetorial


Vetor é basicamente a criação de imagens baseadas em pontos, toda linha ou forma terá pontos com nós para serem ajustados. Tem como característica principal não perder a resolução, enquanto vetor sua imagem pode ser ampliada sem limites. Muito usado para ilustrações flats, digamos mais lisa e leve, sem muitos efeitos e texturas, muito usado para artes de animação, banners, editorial, letreiros e logomarcas, por serem mais rápidas de serem feitas e de alta qualidade. Mas, uma vez que ele é exportada em formatos de imagem como PNG ou JPG, deixa de ser um vetor e se torna uma imagem raster, baseada em pixel, para manter as características vetoriais você pode exportar em EPS ou SVG, e a pessoa precisa abrir em programas vetoriais, como Corel Draw, Studio, Inkscape e Adobe Illustrator.

É o tipo de programa mais fácil para se aprender a desenhar, pois a edição de pontos ajudar a consertar seus traços a qualquer momento.


Arte Raster


Imagem raster ou também conhecida como imagem bitmap ou imagem em pixel, são imagens formadas por pequenos quadradinhos, vários pixels formam uma imagem com definição, como uma foto ou desenho bitmap. Se você pegar uma imagem bitmap e ampliar ela muito até ela perder a resolução, você verá os quadradinhos que estão formando aquela imagem, são os pixels.

Photoshop, Krita, Procreate, Ibis Paint e etc, são programas de criação raster, diferente do vetor, não podem ser ampliados sem perda de resolução, por isso na hora de criar o projeto, você precisa criar já no tamanho que será usado ou maior, se não sabe que tamanho o cliente vai usar, faça grande!

Muito usado na pintura digital, que podem ser cheias de efeitos e tem muitos pincéis de texturas incríveis que te deixam livre para pintar!


Como escolher o programa ideal para mim?


Tudo depende do tipo de projeto que você vai criar, você pode ser contratado por uma empresa que peça o arquivo em vetor, seja por preferência ou pelo processo gráfico dele, você pode escolher ser um profissional versátil que atende todo tipo de necessidade ou pode dizer ao cliente a maneira que você trabalha. Seu cliente pode precisar do vetor editável de uma logomarca ou uma mascote para ele alterar cores se for necessário, ou para que ele possa adequar a qualquer mídia sem se preocupar com o tamanho criado.

Mas o seu estilo pode ser com muitos efeitos e texturas ou você realmente prefere usar programa raster, então siga seu processo e deixe claro para o cliente, se ele quer seu estilo e não vê problema em não ter uma imagem editável, está ok.

Sempre colocam essa dúvida para mim tentando encontrar o melhor quanto a trabalhar com vetor ou raster, no fim não existe o melhor, você tem que encontrar o que você gosta mais, considerando também os projetos que você quer criar, como mostro no vídeo, você pode chegar ao fim de uma ilustração igual, usando qualquer um dos tipos de programas.

Você pode precisar usar os dois, ilustrar em um e diagramar no outro, os apps se complementam, o recurso que não tem em um, pode ter no outro.

O melhor jeito de decidir é aprendendo os dois, experimentando, para então tomar uma decisão. Experimente seguir a aula do vídeo abaixo, crie o mesmo desenho nos dois tipos de programa e veja em qual você se sente mais confortável, depois dentro do mundo vetorial e do mundo bitmap você terá que escolher dentre as diversas ofertas de apps e dá mesma maneira terá que experimentar e conhecer para achar o que mais gosta.


Mão na massa!


Assista então A Batalha dos Apps para aprender com essa comparação em tempo real, de como se faz a mesma arte nos dois apps, aqui vou usar o Adobe Illustrator para iPad e o Procreate.